Industria 4.0


Nas últimas décadas uma série de inovações, envolvendo nanotecnologia, inteligência artificial, Internet das Coisas, robótica e impressão 3D, criou um caminho disruptivo em diversos setores, sendo conhecido por Indústria 4.0. Essas novidades impactam os mais diferentes setores, como Agricultura, Manufatura, Varejo, Educação, Energia, Finanças, Marketing e Saúde, impactando diretamente o mercado de trabalho.


Em alguns anos deverá ocorrer uma completa descentralização do controle dos processos produtivos e proliferação de dispositivos inteligentes interconectados. O impacto no setor industrial é comparável com o que foi proporcionado pela Internet em áreas como comunicações pessoais, comércio eletrônico e instituições financeiras. A ruptura causada pelo novo patamar de produtividade da Indústria 4.0 alerta sobre a necessidade da prioridade na atualização e especialização profissional para atuar neste contexto.


É com enfoque no tema Indústria 4.0 que a 20a Semana Integrada volta sua atenção. Diversos profissionais de referência na área oferecerão atividades para estimular a reflexão e capacitação da comunidade Universitária, em especial aos alunos, professores e funcionários do CEATEC para os desafios e oportunidades emergentes.


Para a escolha do slogan do tema proposto para o evento, foi realizado o Concurso Slogan da Semana Integrada do CEATEC para os 17 cursos do Centro. Após a seleção dos slogans mais alinhados com a temática, a aluna Natalie Sacramento Franco do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi a grande vencedora com sua sugestão: Indústria 4.0: Revolução ou evolução? Prepare-se para os desafios do futuro!